12 JUN 2015
Vereadores de Monções em São Paulo

Nos dias 26 e 27 de maio o Presidente da Câmara Municipal de Monções, Clovis Barbosa de Andrade e o vereador José Carlos dos Santos (Dedé), estiveram em São Paulo visitando a Assembleia Legislativa, e os Gabinetes de alguns Deputados da região. Na ocasião, visitaram o gabinete do Deputado Itamar Borges, solicitando agilidade nos processos de convênio do Município junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Coordenadoria de Planejamento da Casa Civil. Foi solicitado ao Deputado Itamar, através do Governo do Estado, a doação de uma ambulância de porte maior, modelo Van, para que os pacientes do município sejam transportados aos centros de especialidades com maior agilidade e adequação.

No Gabinete do Deputado Carlão Pignatari, foi solicitado agilidade junto a Secretaria da Educação – FDE, para a construção de uma Creche Escola, bem como alguns convênios junto a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Os vereadores estiveram na sede do ITESP (Fundação Instituto de Terras) que é a entidade responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo, assim como o reconhecimento das Comunidades de Quilombos. É vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Atuando em todo o estado de São Paulo, o Itesp tem como objetivo promover a democratização do acesso à terra, em benefício de trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra, quilombolas, posseiros, implementando também políticas de desenvolvimento sustentável para as comunidades com as quais atua. No órgão se inteiraram sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), para futuras instalações de novos assentamentos no município, já que Monções é um dos pioneiros na implantação do antigo projeto Banco da Terra.

Os nobres vereadores foram recebidos no Palácio dos Bandeirantes pelo subsecretário de assuntos Parlamentares, João Caramez, quando foram atualizados sobre as emendas parlamentares disponibilizadas ao Município, na realidade, ficaram sabendo que poucas são as emendas a favor do município, uma no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) referente ao exercício de 2014, que ainda não saiu, e não tem previsão, e outra no exercício de 2015 no valor de R$ 100.00,00 (cem mil reais), valores estes bem vindos, mas que o município não pode contar diante da demora na liberação de recursos.

Clovis concluiu que a viagem para São Paulo foi proveitosa, principalmente no sentido de entender as dificuldades do Executivo em estar buscando junto ao Governo do Estado, recursos para o Município. A luta é constante, e um trabalho de formiguinha, em época de recessão onde convênios não são executados e muitas prioridades do município são adiadas por falta de disponibilização de recursos.

Outra situação que os vereadores se depararam, é quanto à realidade e morosidade dos órgãos públicos, a limitação que muitas vezes nos são impostas pela burocracia, como é o caso do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), onde o valor atualmente é limitado a R$ 80.000,00 (oitenta mil reais); bem distante da valorização das terras ocorrido nos últimos anos.

O Presidente Clovis finda sua colocação, dizendo que Monções hoje é uma cidade bem administrada, que devemos ter orgulho das várias conquistas, “pude observar que a máquina administrativa Estadual e Federal, de certa forma estão paradas; e o nosso município vem andando, caminhando. Com uma saúde modelo que funciona, com projetos de inclusão social, sem fome, miséria, com obras e ampliações que serão entregues em breve a população”. Ressalta ainda que a melhor oposição é aquela participativa, que conhece os problemas do município, e vai a busca de soluções. “Oposição não é criticar sem fundamentos e desvalorização das nossas conquistas, que às vezes esquecemo-nos de elogiar o trabalho realizado, e nos prendemos a brigas políticas e realizações pessoais. Mas ir lá, e fazer; é o grande desafio do administrador público, e a Câmara Municipal de Monções, sempre teve um bom relacionamento com o Executivo, de participação, colaboração, e assim será, não medirei esforços e quantas vezes for necessário, estarei sempre buscando e pleiteando em prol do Município”, finalizou.

12/06/2015
Vereadores de Monções em São Paulo