03 AGO 2021
CÂMARA MUNICIPAL DE MONÇÕES INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES
       No dia 03 de agosto, ocorreu a inauguração do novo prédio do Poder Legislativo. O prédio sediava a Emei (Escola Municipal) Doutor Lino Ítalo Braile, que foi transferida para outro local. Imóvel este oferecido pelo Prefeito Valtolino Valdir Maria Alves ao Presidente Rafael Chavier Furlanetto para instalações da Câmara. O Município reformou o imóvel, entregou ao Legislativo, e o Presidente finalizou com as devidas adequações. Um trabalho em conjunto entre Executivo e Legislativo. O Prédio recebeu o nome de "CÂMARA DE VEREADORES JOSÉ MARIO SARAIVA"
       JOSÉ MARIO SARAIVA (in memoriam)
, era natural de São Simão no Estado de São Paulo, nasceu em 19 de fevereiro de 1942. É filho de Mario Saraiva (in memoriam) e Palmira Salvador Saraiva (in memoriam). Sua esposa Dirce Francisco da Silva Saraiva, que hoje nos honra com sua presença; tiveram dois filhos, José Mario Saraiva Junior (in memoriam) e Márcia Aparecida da Silva Saraiva Trazzi. São seus netos; Mario, Bruno e Augusto.
         Começou a trabalhar desde muito cedo em hortas, fabrica de balaio para café, fabrica de palha de cigarro, e fabrica de macarrão, isto até os seus 18 anos. Estudou o ensino primário, o ginásio e normal em São Simão. Fez Pedagogia em Monte Aprazível – SP e o curso Técnico em Contabilidade em nhandeara – SP.   Aos 18 anos chegou a Monções onde trabalhou por um longo período como professor e posteriormente na secretaria de educação.
         No ano de 1992, por meio de um concurso público ingressou na secretaria de educação do estado como diretor em Monções. Tomou posse na Escola Estadual José Florêncio do Amaral, e permaneceu por muito tempo, vindo a aposentar-se. A sua trajetória política em Monções iniciou-se a partir do ano de 1965 quando influenciado por um grupo de amigos saiu candidato a Vereador pelo ARENA.
      Foi vitorioso e cumpriu o mandato de 1965/1968, sendo o Primeiro Presidente da Câmara durante todo o exercício do mandato. Voltou ao cenário político disputando as eleições de 1976 como candidato a Prefeito. Tendo como vice o Sr. Wilson Camin, ambos saíram vitoriosos e cumpriram o mandato de 1977 á 1982. Disputou também as eleições municipais de 1988 tendo como vice o Sr. Antônio Honorato Sobrinho. Vitoriosos cumpriram o mandato de 1989/1992 pelo PFL.

Dentre as tantas realizações de seu governo destacamos a pavimentação asfáltica, a ampliação da praça publica, regulamentação da documentação de todos os terrenos públicos pertencentes à Prefeitura Municipal, implantação do Banco Banespa no município, implantação da Caixa Estadual, instalação da Coletoria Estadual, criação do posto do Banco do Brasil, e reforma de maquinário da Prefeitura.
No esporte construiu uma piscina semi-olímpica infantil para crianças e adultos, bem como conseguiu elevar o Bandeirante Esporte Clube a campeão regional no futebol amador e contribuiu na ampliação do acesso a saúde (contratou dentistas, fez convênios com hospitais de cidades da região como nhandeara, Monte Aprazível e São José do Rio Preto). Em relação à infraestrutura melhorou o sistema de águas na zona urbana bem como construiu pontes e mata burros na zona rural, foi secretario do Conselho da Igreja Católica, aposentou como funcionário da Prefeitura de Monções, muitos munícipes foram seus alunos, pai, avô e esposo dedicado. Deixou-nos um legado e um aprendizado imensurável, pessoa culta, educada, formador de opiniões, faz jus a essa singela homenagem ao ter seu nome eternizado no Legislativo, denominado o prédio do Legislativo como “CÂMARA DE VEREADORES JOSÉ MARIO SARAIRA”. Todo o reconhecimento e agradecimentos são poucos, aquele que dedicou uma vida ao nosso povoado de Paraúna e hoje Município de Monções.
05/08/2021
INAUGURAÇÃO NOVAS INSTALAÇÕES DO PODER LEGISLATIVO